Investir em Marketing Digital se torna, a cada dia, uma tarefa ainda mais importante para as empresas. Sejam elas de qualquer ramo e porte, trabalhar sua atuação na internet é crucial para se manter competitiva no mercado em que atua.
Apesar disso, alguns setores não investem tanto nesse sentido, como é o caso dos escritórios de contabilidade. Ainda são poucos os contadores que trazem esse universo para blogs, sites e redes sociais. Grande parte ainda aposta em divulgação por meio de panfletos, cartões, anúncios em rádio ou TV, entre outras opções tradicionais. Porém, esse mercado por ser bastante competitivo, carece de soluções também competitivas de Marketing Digital, a fim de aumentar a visibilidade da empresa, aumentar o número de clientes e estabelecer um maior contato com eles.
Dentre as práticas de marketing digital mais eficazes atualmente, está a definição da persona, que é o cliente ideal do seu negócio, otimização de conteúdos, técnicas SEO para melhor posicionamento do site em buscas do navegador, métricas, Inbound Marketing, entre outras. Separamos algumas dicas de como alavancar seu negócio, a partir das estratégias de marketing.
Faça um estudo de mercado no ambiente virtual
Antes de colocar em prática o Marketing Digital para seu escritório de contabilidade, é preciso realizar uma busca sobre como o seu nicho, tem atuação nas redes sociais, analisando a concorrência, a demanda dos seus possíveis clientes na rede e quais plataformas eles mais acessem conteúdos, seja por redes sociais, sites, blogs, Youtube, etc.
Após isso, é preciso dimensionar como o seu escritório, caso ainda não esteja presente de forma online, pode ser inserido digitalmente de forma competitiva com as opções já existentes do seu mercado.
Defina a persona
A criação de persona é uma ótima prática para entender quem pode ser um cliente potencial para o seu escritório de contabilidade. A persona nada mais é do que o perfil detalhado e semificcional desse cliente.
Dentre as informações e características que devem ser coletadas para defini-la, são:
• Nome da persona (fictício)
• Sexo
• Idade
• Cargo/Ocupação
• Ramo de atividade
• Nível de escolaridade
• Meios de comunicação utilizados
• Objetivos da persona
• Desafios da persona
Assim, o seu escritório consegue dimensionar para quem ele irá direcionar seus conteúdos nas plataformas de atuação, otimizando-os e atraindo mais leads, que são os acessos com potenciais chances de virarem clientes. A conversão de leads em clientes e fechamento de negócio, faz parte da prática de Inbound Marketing.
Pense no conteúdo
É nesse momento que o Marketing de Conteúdo, que é uma vertente do Marketing Digital, entra em ação. É ele que irá otimizar o conteúdo produzido para que este agrade a persona já definida e fidelize mais clientes para seu escritório.
Apesar de ser um ramo bastante prolixo, é importante flexibilizar esse conteúdo para que ele seja facilmente compreensível para leigos que procurem solucionar suas demandas. O conteúdo do texto deve prender a atenção, com uma leitura leve e saudável. Os blogs são excelentes plataformas para armazenar conteúdos, além dos sites. Em paralelo, linkar esses conteúdos publicados nesses ambientes, com chamadas na página de redes sociais do escritório, os deixam mais acessíveis.
Abuse das técnicas SEO
As técnicas SEO (Search Engine Optimization) servem para melhorar o posicionamento do site na busca do navegador, como o Google, por exemplo. Para isso, é preciso trabalhar palavras-chave no texto, etiquetas HTML, heading tags, títulos chamativos e otimizados com tags, links externos, CTAs, entre outras.
Com o auxílio de um profissional de Marketing Digital, o SEO pode proporcionar muito mais visibilidade para o seu negócio e suas publicações.