Todo negócio precisa de exposição para crescer. O mesmo se aplica para os advogados. Com a evolução da tecnologia e a criação de novas estratégias, o boca a boca pessoal, ainda que forte, não é mais o suficiente. É preciso então procurar se destacar sem violar as normas éticas da OAB. Felizmente, o marketing de conteúdo para advogados é uma ótima resposta.
O que é marketing de conteúdo?
O marketing de conteúdo é um modelo que surgiu recentemente, apesar da ideia original ser bem antiga, para aproveitar todas as possibilidades da internet.
A ideia básica é simples. Produzir e divulgar conteúdo na internet para criar uma confiança com o público e se reforçar como autoridade no assunto. No momento em que ele precisar de um advogado, irá pensar no seu nome e procurar os seus serviços.
Esse modelo agora está ainda mais forte, pois com a internet todos podem ter um blog ou um site próprio, fazendo com que a divulgação seja muito mais fácil. Além disso, graças à tendência do público de procurar na rede por soluções para os seus problemas e respostas para as suas dúvidas, é fácil também ser encontrado.
Como isso se aplica aos advogados?
Os advogados são um dos públicos perfeitos para aplicar a estratégia de marketing de conteúdo. O ramo do direito naturalmente é propenso a gerar muitas dúvidas, especialmente nos leigos, que irão procurar por respostas para as situações em que se encontram.
As diversas áreas que compõem setores diferentes diminuem um pouco a concorrência já que, por exemplo, especialistas em direito imobiliário não irão competir diretamente com advogados focados em direito trabalhista. Isso faz com que seja mais fácil para o público encontrar exatamente o profissional que precisa.
Por fim, todo o ponto do marketing de conteúdo para advogados é gerar conteúdo que o mostre como autoridade no assunto. Isso se encaixa perfeitamente no que qualquer pessoa busca ao procurar um advogado. Alguém de confiança e que entende muito do assunto. É um casamento perfeito.
Como fazer marketing de conteúdo?
Na prática, por estar tão alinhado com a essência do marketing de conteúdo, o caminho para aplicar essa estratégia é relativamente simples.
Primeiramente, é preciso definir quem é o seu cliente, e produzir o conteúdo que esteja de acordo com a expectativa dele.
Além disso, como os advogados não vendem um produto, mas oferecem um serviço que demanda confiança, então os conteúdos educativos são o melhor caminho. As dúvidas sobre processos são praticamente infinitas, significando que um advogado irá ter muito material para divulgar, aumentando as chances de ser encontrado por potenciais clientes.
Mas é preciso tomar um pequeno cuidado. Os jargões jurídicos devem ser evitados ao máximo, já que os leigos em grande maioria não tem conhecimento sobre isso. Explicar os assuntos de maneira mais clara e simples ajuda o público a entender e reforça que você realmente sabe o que está falando, e não apenas repetindo. Lembre-se sempre que você não está falando com outros advogados.
Esse ramo permite diversos conteúdos bem interessantes. Direito esportivo, por exemplo, é um setor que vem crescendo bastante e pode ser explorado, e certas notícias podem ser o gancho para atrair o público. Por exemplo, processos de prisão e soltura de políticos corruptos geram bastante dúvidas e esclarecer o público sobre elas pode ser uma forma de destacar o seu nome.
O marketing de conteúdo é uma solução que pode ajudar qualquer advogado a crescer. Afinal, o objetivo de ambos é o mesmo: Se destacar como expert no assunto.